Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Na última segunda-feira, dia 8 de abril, foi lembrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, e o deputado federal Raniery Paulino (Republicanos-PB) aproveitou para destacar o lançamento do programa “Paraíba Contra o Câncer”. De acordo com ele, a inciativa, coordenada pelo governador João Azevêdo e pelo secretário de Saúde do Estado da Paraíba, Jhony Bezerra, visa revolucionar a rede de atenção aos pacientes com câncer no estado. Raniery tratou do tema na tribuna da Câmara Federal, nesta terça-feira (9).

Com um investimento previsto de 40 milhões de reais anuais, o Paraíba Contra o Câncer abrange desde o rastreio até os cuidados paliativos, contemplando todas as etapas do tratamento. “O plano de ação prevê investimentos de 40 milhões de reais em custeio por ano e envolve a expansão dos serviços dos hospitais da rede estadual, incluindo cirurgia, diagnóstico e quimioterapia, com a implementação de um sistema de regulação, com fila única, para otimização o acesso aos tratamentos”, explicou o deputado.

Entre as medidas previstas estão ajustes na gestão dos serviços privados e filantrópicos, o auxílio da telemedicina para consultas à distância, a implementação de uma regulação única para pacientes com câncer e a priorização dos cânceres mais frequentes. O programa também prevê a construção de quatro novos hospitais, dois deles trombolíticos, além de disponibilizar 61 ambulâncias e duas aeronaves para facilitar o acesso ao tratamento.

“Destacamos, ainda, que o projeto é muito bem estruturado, como foi feito com o ‘Opera Paraíba’ e o ‘Coração Paraibano’, para minimizar o impacto dessa doença na vida dos pacientes e das famílias, porque estamos, a Paraíba, conforto atendimento próximo ao local de onde a pessoa mora”, ressaltou o deputado Raniery Paulino.

Artigo anteriorMersinho registra sucesso da Caravana Federativa em João Pessoa
Próximo artigoCabo Gilberto vota contra a urgência do Novo Perse

Deixe seu comentário: