O deputado federal paraibano Cabo Gilberto (PL) partiu rumo aos Estados Unidos na companhia da comitiva de políticos bolsonaristas, com o objetivo de acompanhar o embate entre Elon Musk, fundador do X (antigo Twitter), e o Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, no Congresso Americano.
A ala republicana da Comissão de Justiça da Câmara dos Representantes dos EUA divulgou um relatório, apontando a “censura do governo brasileiro” às plataformas de Musk, Facebook e Instagram, entre outras.
Em entrevista à Rádio Correio, o Cabo Gilberto destacou a importância da missão, mencionando a expectativa de se encontrar com o empresário. “Estamos aguardando o Elon Musk no Congresso Americano para falar sobre a situação do Brasil com relação à censura, onde parlamentares são perseguidos pela ditadura da toga. É uma perseguição clara a quem pensa diferente”, afirmou.
O embate entre Musk e as autoridades brasileiras levanta questões sobre liberdade de expressão, regulação das redes sociais e o papel das instituições no controle da comunicação digital.