Destaque no seu primeiro mandato, o deputado federal paraibano Mersinho Lucena, representante do Progressistas, obteve uma importante conquista ao ser eleito membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. Além disso, foi designado como titular nas Comissões de Desenvolvimento Econômico e de Cultura, e como suplente na Comissão de Ciência e Tecnologia.
Essas indicações são resultado das nomeações feitas pelos partidos, com cada um deles tendo um certo número de vagas em cada comissão. A CCJ, em particular, é considerada uma das mais relevantes dentro da Casa Legislativa.
Mersinho enfatizou que essa conquista marca um momento significativo em seu segundo ano de mandato, colocando-o como membro influente em comissões responsáveis por analisar e encaminhar projetos de lei para o plenário. “Essa nomeação reflete o contínuo trabalho árduo e aprendizado, assim como o compromisso constante de ouvir e defender as necessidades do povo paraibano e brasileiro”, afirmou o deputado.
Ele também ressaltou a importância dessas nomeações em destacar seu papel ativo no cenário político nacional, demonstrando seu empenho em buscar a convergência em prol da sociedade.
Dentre as responsabilidades da CCJ, estão avaliar aspectos constitucionais, legais, jurídicos, regimentais e de técnica legislativa de projetos, emendas ou substitutivos; votar e debater processos de perda de mandato dos deputados; e intervenção federal, entre outros importantes assuntos.