Matéria do Jornal Folha de S. Paulo desta quarta-feira (22), coloca o paraibano Hugo Motta (Rep-PB), na disputa pelo Presidência da Câmara Federal. A eleição vai acontecer no começo de 2025 e o atual presidente Arthur Lira (PP-AL) não pode mais ser candidato.
A Folha revelou que com a falta de um nome que unifique todos os setores da Casa, entre os que já apresentaram as pré-candidaturas, outros passaram a ser cotados.
Leia o trecho na matéria da Folha:
“São citados os líderes Hugo Motta (Republicanos-PB), que tem a simpatia de Lira e cardeais do PP, e o Doutor Luizinho (PP-RJ).
Motta é tido como capaz de aglutinar forças. O problema é que ele só toparia se candidatar caso Pereira, que preside o seu partido, abrisse mão de entrar na disputa. Essa possibilidade é descartada por aliados de Pereira.
Além disso, o deputado ofereceu entregar a presidência nacional do Republicanos a Mota caso seja eleito presidente da Câmara. Com isso, Motta ganharia projeção nas eleições de 2026.
Já Luizinho tem a simpatia do presidente do PP, Ciro Nogueira (PI), mas deputados do centrão consideram que ele não tem o apoio necessário de outras legendas.”